top of page
Buscar
  • Mateus Costa Provinciano

VOCÊ JÁ EXPERIMENTOU A ACUPUNTURA?


Nascida na China há mais de 4 mil anos, a técnica consiste em estimular pontos específicos do corpo onde se encontram muitas terminações nervosas, usando agulhas, calor, laser, pressão dos dedos, ventosas ou eletrodos.

De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo.

A Medicina Tradicional Chinesa é a base do conhecimento que faz a acupuntura recuperar o organismo como um todo, reforçando o sistema imunológico e beneficiando pessoas com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos, ortopédicos e até mesmo dermatológicos. É utilizada também para curar vícios como alcoolismo, tabagismo e dependência de drogas.

Mas você sabe como funciona essa técnica? Vamos lá! As agulhas inseridas estimulam as terminações nervosas existentes na pele, fazendo assim que mensagens sejam enviadas para o cérebro que desencadeia diferentes efeitos no corpo. Como por exemplo, ações analgésicas e anti-inflamatórias. Existem várias teses de como a Acupuntura pode ser usada na vida do paciente. Aqui no Brasil essa técnica é utilizada para complementar o tratamento clínico receitado por algum médico.

Assim como outros métodos a Acupuntura tem diversas técnicas para ajudar os pacientes, vamos lá:

A Acupuntura Sistêmica: Esta técnica visa reestabelecer o equilíbrio energético, e promover a saúde do paciente. Através da inserção de agulhas muito finas, nosso organismo é estimulado a produzir substancias analgésicas e anti-inflamatórias, que reduzem a dor e relaxam a musculatura. Além disso, a acupuntura também estimula a produção de neurotransmissores e hormônios, como a serotonina e a endorfina que levam a sensação de bem estar, e consequentemente reduz o estresse. Quando a energia dos meridianos flui corretamente, nosso corpo funciona melhor, temos mais qualidade de sono, nossa digestão é boa, o intestino funciona adequadamente, e nossa ansiedade é controlada.

A Acupuntura Auricular: Considerado um microssistema, esta técnica consiste em tratar o paciente através da estimulação de agulhas, sementes, esferas, fixadas no pavilhão auditivo. A orelha possui mais de 100 pontos que correspondem aos órgãos e vísceras, e algumas funções do corpo. É uma técnica com bastante eficácia, indolor, e é muito utilizada principalmente em crianças e pessoas que tem medo de agulhas. Quando o ponto é estimulado, nosso cérebro recebe o impulso e reage, gerando uma série de série de fenômenos químicos que irão promover o equilíbrio do corpo

Eletro acupuntura: O principal objetivo é potencializar o efeito da acupuntura. O aparelho de eletroestimulação é ligado às agulhas, de forma a ficar estimulando a agulha de maneira continua no ponto de acupuntura.

Quer saber mais sobre a Acupuntura? Procure um profissional da Focus Fisioterapia Esportiva & Pilates!


90 visualizações0 comentário
bottom of page