top of page
Buscar
  • Mateus Costa Provinciano

VOCÊ CONHECE A CINESIOFOBIA?


A Cinesiofobia é o medo de executar alguns movimentos que são associados a dor da lesão. Os pacientes que sofrem dessa síndrome ficam limitados a realizar suas atividades e também suas tarefas diárias. Essas pessoas acabam ficando muito tempo sentado ou deitado, e isso se torna uma maneira de se “proteger”.

A dor é um sintoma muito comum para as pessoas que sofrem com a Cinesiofobia, isso porque o paciente não se movimenta e como já sabemos quanto mais tempo sendo sedentário, maior a dor. Os que são mais sensíveis a dor são as pessoas que sofrem da dor crônica, pois eles acreditam que qualquer tipo de movimento vai causar ou piorar a lesão.

O tratamento para essa fobia pode ser feito de duas maneiras diferentes. Vamos lá! A maneira mais simples é feita através de tratamento medicamentoso de acordo com prescrição médica. É de grande importância adaptar o corpo do paciente a fazer movimentos e também de desprender do medo junto ao tratamento feito via medicamentos.

A outra maneira é o tratamento fisioterapêutico, que pode ser feito através de um Fisioterapeuta da Focus Fisioterapia Esportiva & Pilates. Durante as sessões o profissional explica para o paciente a importância de realizar exercícios de fortalecimento muscular, exercícios de flexibilidade e também exercícios de biomecânica para que o tratamento tenha sucesso, além dos recursos analgésicos como correntes, terapias manuais e térmicas. Vale lembrar que a melhora do paciente será lenta e que ele não irá sentir nenhum incômodo.

Existem alguns fatores principais para o desenvolvimento da Cinesiofobia como a questão física, biológica, cognitiva, comportamental, social e ocupacional que influenciam diretamente na dor do paciente.

Portanto, se você estiver com receio de realizar atividades físicas e estiver sentido dores, tensões e cansaços relacionados às suas angústias do dia a dia é necessário procurar um Fisioterapeuta, pois você pode estar sofrendo de Cinesiofobia. Lembre-se, prevenção em primeiro lugar!


110 visualizações0 comentário
bottom of page