top of page
Buscar
  • Mateus Costa Provinciano

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO DESCANSO ENTRE OS TREINOS


Quando realizamos nossas atividades físicas, é normal nosso corpo pedir um pouco de descanso, e isso é um processo do nosso organismo que precisa de certo tempo para se recuperar. Durante esse descanso ocorre a hipertrofia, que é o crescimento dos músculos devido ao tamanho das suas células constituintes. Durante esses treinamentos, é normal que aconteça micro lesões nos músculos dos atletas, por isso é tão importante realizar pausas entre treinamentos, pois essas pausas que nosso corpo vai tratar essas micro lesões e construir novos tecidos.

Músculos mais fortes serão construídos durante o tempo de pausa, porém é necessário uma alimentação adequada para que isso aconteça de maneira correta. O intervalo entre uma atividade e outra deve ser de 2 a 3 dias podendo chegar até a uma semana de acordo com o grupo muscular afetado.

Se você voltar a forçar um grupo muscular que não está totalmente curado você irá gerar um estresse muscular que não vai te ajudar. Com esse estresse seu corpo vai favorecer o catabolismo e não o desejado anabolismo. Com isso ao invés do músculo crescer ele vai definhar, ou seja, ficar mais fraco e isso pode te acarretar a ter futuras lesões. Portanto, se você quer alcançar seus resultados você precisa de três fatores principais; treino, alimentação e descanso.

Treinos excessivos podem te causar alguns problemas, e entre eles está à síndrome de overtraining, que ocorre quando o atleta faz mais exercícios do que seu corpo é capaz de se recuperar.

Quando um atleta está se preparando para uma grande prova é normal que o volume de atividade física dessa pessoa aumente. Com esse aumento o tempo de descanso do atleta cai e isso pode promover alguns problemas em articulações, além de malefícios no sistema imunológico.

Portanto, previna-se no pré e também no pós-atividade física. Procure sempre orientações dos profissionais da Focus Fisioterapia Esportiva & Pilates


29 visualizações0 comentário
bottom of page