Buscar
  • Mateus Costa Provinciano

CONHEÇA A TÉCNICA DO DRY NEEDLING


Dry Needling é uma técnica de intervenção hábil que utiliza agulhas filiformes solidas sem medicação para estimular trigger points (pontos gatilhos de dor). Essa técnica foi criada em 1925 quando uma médica aplicou em seu paciente uma agulha de injeção sem medicamento.

Muitos médicos perceberam que muitas das dores que os pacientes relatavam eram consequências de dores musculares e que quase sempre os músculos apresentavam pontos dolorosos. Janett Travel foi quem deu ao nome da técnica. Ela utilizou das agulhas de injeção para alívio da dor em pacientes e observou que as agulhas sem medicamento promoviam analgesia nos pacientes. Muitos Fisioterapeutas foram os que buscaram aperfeiçoamento e mais estudos sobre a técnica, até a decisão do uso da agulha de acupuntura para realização. Na técnica de agulhamento a seco é utilizada uma agulha em regiões musculares de dor do paciente. De início é feito uma avaliação inicial onde é classificada a mobilidade do paciente e também a mobilidade da fáscia (deslizamento muscular). Depois dessa avaliação é observado os pontos de dor e é feito uma inserção da agulha, fazendo assim que se gere uma micro lesão, com isso o ponto de dor desaparece. O Dry Needling difere da acupuntura, pois a técnica é através da inserção da agulha em pontos dolorosos, já a acupuntura inserção da agulha em meridianos, pontos energéticos do corpo. O Dry Needling pode ajudar o paciente a eliminar dor em diversos lugares do corpo, mas vamos a um exemplo específico. Vamos falar das temidas agulhas aplicadas para tirar a dor na lombar. O agulhamento na lombar estimula o fluxo sanguíneo até o foco do problema, fazendo com que a dor diminua. Quando o fluxo sanguíneo é ativado o relaxamento muscular é ativado, e isso ajuda a dor cessar.

Alguns pesquisadores acreditam que o Dry Needling é um tratamento eficaz para eliminar a lombalgia, porém nada foi provado até então. As evidências que temos é que com o tratamento de agulhas a dor na lombar reduz significamente. Vale lembrar que outros tratamentos também se mostraram eficientes para acabar com a lombalgia, como a fisioterapia, acupuntura e também a aplicação de analgésicos. Por fim é importante lembrar que após as sessões de Dry Needling o paciente pode sentir o alívio imediato, mas também pode ficar com a área dolorida, o que é completamente normal. É indicado que o paciente não faça outra sessão no local dentro de 72 horas, pois esse tempo é necessário para os tecidos se cicatrizarem.


15 visualizações