POR QUE OS JOGADORES DO CAMPEONATO BRASILEIRO SE LESIONAM COM TANTA FREQUĂNCIA?
- Mateus Costa Provinciano
- 14 de ago. de 2019
- 2 min de leitura

Os jogadores se lesionam tanto que nas OlimpĂadas o futebol Ă© considerado o esporte que mais lesiona os atletas. Os atletas de futebol podem se lesionar todo jogo, e nĂŁo apenas por levar alguma pancada do adversĂĄrio, mas tambĂ©m por fazer movimentos bruscos durante a partida. AlĂ©m disso, movimentos repetitivos que sĂŁo feitos nos treinamentos podem causar problemas crĂŽnicos nos jogadores. Um estudo da Universidade de SĂŁo Paulo (USP) feito com 124 atletas mostrou que cada jogador se lesiona pelo menos 5 vezes por ano, e isso Ă© um nĂșmero muito alto. O futebol brasileiro Ă© um dos que mais tem jogadores lesionados por dois fatores principais. O primeiro Ă© o calendĂĄrio, afinal os times do Brasil jogam muito mais que times Europeus. Dependendo de como Ă© o desempenho do time durante a temporada, a equipe pode jogar atĂ© 91 jogos oficiais. JĂĄ na Europa, um clube nĂŁo chega a fazer 70 jogos em um temporada. Uma diferença gigante que reflete dentro de campo no desempenho dos atletas. JĂĄ o segundo fator sĂŁo os gramados dos estĂĄdio brasileiros. Alguns times jogam em tapetes quando atuam em seu estĂĄdio, mas quando vĂŁo jogar fora de casa, nĂŁo Ă© isso que encontram. NĂŁo precisamos ir longe, durante a Copa AmĂ©rica de 2019 que foi realizada no Brasil, muitas seleçÔes reclamaram dos gramados brasileiros, frisando que poderia ser prejudicial para a parte fĂsica dos atletas. Nesta temporada o nĂșmero de lesĂ”es no Campeonato Brasileiro estĂĄ muito alto, vamos ao ranking: 1- CSA - 44 lesĂ”es 2- SĂŁo Paulo - 34 lesĂ”es 3- Bahia - 31 lesĂ”es 4- Fluminense - 30 lesĂ”es 5- Corinthians - 28 lesĂ”es SĂŁo grandes nĂșmeros que fazem com que o Campeonato Brasileiro tenha um nĂvel baixo. AlĂ©m disso, algumas equipes podem perder o Campeonato por perder jogadores por lesĂŁo. Vamos a dois exemplos. Em 2009 e em 2018, Palmeiras e SĂŁo Paulo, respectivamente, perderam a liderança do Campeonato Brasileiro e consequentemente o tĂtulo nacional por conta de lesĂ”es em seus elencos. E para tratar e tentar acabar com essas lesĂ”es, que existe a Fisioterapia, que trabalha com exercĂcios e o Recovery para ajudar os atletas a previnir lesĂ”es. Vamos a alguns fatores: * ImersĂŁo no gelo: imersĂŁo do corpo abaixo da cintura com a temperatura por volta de 2 a 10 °C. * Roupas especiais: Roupas que fazem compressa como por exemplo meias, podem ser usadas 24 horas apĂłs o treino. * O uso da bota de compressĂŁo pneumĂĄtica tambĂ©m Ă© indicado, no Recovery. * Hidratação correta para cada atleta de forma especĂfica. * ExercĂcios preventivos * Uso de terapia manual durante as sessĂ”es de fisioterapia alĂ©m do uso de recursos eletrotermofototerapeuticos. Lembre-se, prevenção sempre em primeiro lugar.
