O objetivo do Fisiculturista é aumentar seu crescimento muscular e tentar manter sua gordura corporal a mais baixa possível.
O Fisiculturismo é uma série de exercícios que tem como objetivo aumentar, fortalecer e tornear os músculos do corpo.
O Fisiculturismo não é oficialmente um esporte, mas pessoas que são fisiculturistas defendem os seguintes argumentos para justificar que o Fisiculturismo é sim um esporte.
São eles: • Na prática dos exercícios, os atletas fazem grande esforço físico; • Nas competições, os atletas fazem musculação e alguns exercícios para aquecimento e outros esforços durante a apresentação do seu corpo; • É necessário que o atleta tenha um controle intenso do seu corpo.
Para que os músculos dos fisiculturistas se desenvolvam, eles utilizam de algumas estratégias, como treinamento em resistência de pesos, recovery, fisioterapia, repouso e nutrição. Além disso, os atletas utilizam também suplementos alimentares e fatores anabólicos.
Assim como na maioria dos exercícios físicos, é sempre necessário que se tenha um cuidado especial com seu corpo, a modo de prevenir lesões que podem surgir.
No Fisiculturismo não é diferente, os atletas são acompanhados por fisioterapeutas que se dedicam para que as lesões não apareçam, além de fazer o recovery necessário.
As lesões que mais ocorrem no mundo dos fisiculturistas são as lesões de tendões, pois durante os exercícios realizados o desenvolvimento muscular é muito maior do que o desenvolvimento dos tendões. Deixando assim os tendões desprotegidos.
Para que esse tipo de lesão seja prevenida, é necessário que o fisiculturista procure um profissional de fisioterapia para que seja feita uma pré-temporada toda voltada para desenvolver melhor os tendões, usando algumas técnicas e recursos específicos.
Pensando nisso, a Focus Fisioterapia Esportiva, fechou uma parceria com a Metalife e com o treinador André Augusto, com o foco de ajudar fisiculturistas a melhorar seu desempenho em competições. Além ajudar a melhorar o desempenho do treinamento de força e definição muscular.
O projeto vem com a idéia de quebrar paradigmas e o preconceito do Pilates para Fisiculturistas. O Pilates ajuda esses atletas a trabalhar melhor a flexibilidade e a postura, dois pontos que esses atletas têm dificuldade.
A Focus trabalha avaliando a postura dos atletas avaliam também a amplitude de movimento do corpo, além de também avaliar o equilíbrio e alinhamento do centro de gravidade dos Fisiculturistas.
Venha conhecer esse trabalho realizado pela Focus e seus parceiros!