top of page
Buscar
  • Mateus Costa Provinciano

DICAS PARA ATLETAS QUE LESIONARAM O LCA


O rompimento do Ligamento Cruzado Anterior, o LCA, é algo que acontece com cerca frequência com pessoas que praticam esportes de grande intensidade. Jogadores de Futebol de Campo e de Futebol Americano são as principais vítimas da lesão de joelho.

Só no ano de 2017, de acordo com a ACL Recovery Club, 51 jogadores da NFL romperam o ligamento. Esse número é o maior desde a temporada de 2013, quando 63 atletas passaram por esse problema. No futebol alguns grandes jogadores já passaram por isso. Fred, atacante do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno, Ibrahimovic, Zico, Alan Kardec, Ganso, Nilmar e muitos outros craques. Normalmente o tempo de recuperação gira em torno de 9 meses, mas o LCA pode demorar até 2 anos para se consolidar dentro da articulação. Alguns especialistas dizem que o tratamento feito através de eletroestimulação tem grande efetividade no aumento da força pós reconstrução do LCA. Você atleta, lembre-se, prevenção sempre em primeiro lugar! O treino preventivo é de grande importância para diminuir o risco de lesão do LCA. VAMOS A ALGUMAS DICAS PARA PESSOAS QUE JÁ SOFRERAM ESSE TIPO DE LESÃO: • Procure sempre um bom profissional, é indicado que seja ou algum médico ou um fisioterapeuta.

• É indicado que seja feita a Fisioterapia pré operatória, ela irá melhorar sua dor e manter o movimento normal do joelho. Além disso ela irá facilitar sua volta ao esporte.

• Não tenha pressa, o tempo de reabilitação da lesão do LCA é grande, portanto não tente passar o carro na frente dos bois. O retorno ao esporte é gradual e deve ser supervisionado por um profissional.

• O trabalho de hidroterapia é complementar e irá te ajudar na absorção de impacto.

Portanto, se apegue a essas dicas, tenha calma, foco e lembre-se que prevenção é o foco!

49 visualizações0 comentário
bottom of page