top of page
Buscar
  • Mateus Costa Provinciano

CONHEÇA RICARDO DIAS, O IDEALIZADOR DO PROJETO SHOWZAÇO


Ricardo Dias, 54 anos, nascido em São Vicente, litoral de São Paulo, sempre foi ligado à prática de esportes, jogou bola dos 6 aos 17 anos de idade, porém, não conseguiu realizar seu sonho de ser jogador. Aos 45 anos descobriu sua paixão pela corrida, e vem transmitindo essa paixão a outros corredores. Um pouco sobre a corrida... A corrida de rua vem crescendo muito no Brasil, junto com ela, aparecem pessoas como o Ricardo, pessoas que gostam de ajudar o próximo a se divertir praticando seu esporte favorito. Os números mostram todo esse crescimento do esporte, ano após ano eles vêm crescendo. No ano de 2016, ocorreram cerca de 470 eventos dessa natureza, com cerca de 820 mil participantes. Pensando nisso, Ricardo criou um projeto chamado Showzaço, onde o intuito é chamar o maior número de pessoas para correr pelas ruas de São Paulo.

Confira a entrevista exclusiva que Ricardo Dias concedeu a Focus:

FOCUS: Ricardo, conta pra gente como começou o projeto Showzaço. RICARDO: O Showzaço, não é grupo de corrida, crew e nem acessoria. O Showzaço é um cara que convida os amigos quando não tem compromissos com planilhas, treinos oficiais e provas para correr livremente nas ruas de São Paulo ou em outro lugar qualquer.

FOCUS: Qual o principal motivo de você ter criado o projeto? RICARDO: O principal motivo foi a socialização dessa galera, pois muitos treinavam em seus respectivos bairros sozinhos e muitos acabavam desistindo de seu objetivo.

FOCUS: Você sempre gostou de praticar esportes ou foi algo que você foi se apaixonando? RICARDO: Sempre gostei de jogar bola, tentei ser jogador de futebol até os meus 17 anos de idade, passei por alguns clubes (Portuguesa de Desportos, Vasco da Gama e Santos FC) mas não conseguir seguir carreira. Quando tinha 45 anos fui brincar com um primo da minha esposa que era corredor, e foi ai que descobri o meu amor pela corrida de rua.

FOCUS: Quando você percebeu que seu projeto tinha crescido? Aquele dia que você pensou "caramba, que orgulho do Showzaço". RICARDO: Eram treinos esporádicos (Ex.: 1 cada 3 meses), hoje a galera me cobra semanalmente, hoje a brincadeira virou coisa de gente grande.

FOCUS: Você acredita que o Showzaço pode crescer ainda mais? RICARDO: Sim, tenho a certeza disto, pela transparência que transmito em cada treino.

FOCUS: Queria que você mandasse um recado pra todas as pessoas que já correram as corridas do Showzaço. RICARDO: Em vez de se preocupar com o que os outros pensam de você, fique perto de quem te faz feliz. Aqui é proibido proibir. Aqui tem lugar para você cadeirante, caminhante e corredor. Aqui é você quem determina seu passe. Aqui tem lugar para você família, quando digo família é família mesmo!

FOCUS: Pra finalizar, o que você pensa e o que você quer pro futuro do Showzaço? RICARDO: Que não termine... Vai quem quer...

Após mais um corrida de rua que foi idealizada pelo Showzaço, nós da Focus Fisioterapia Esportiva, ajudamos os corredores com exercícios de Recovery para garantir o bem estar dos atletas em próximas corridas.

Bruna, Fisioterapeuta da Focus: “Para nós foi um privilégio poder participar desta ação incrivel! O pós prova se torna cada vez mais importante ao passa do tempo, mostrando a todos que a prevenção vem sempre em primeiro lugar. E acredito que conseguimos passar a todos que participaram esta visão de prevenção’’. Daniel, Fisioterapeuta da Focus: “Foi bacana poder mostrar o valor que a fisioterapia esportiva tem, e não importa a classe social! O atendimento é igual para todos e o benefício também de mesma importância”.


155 visualizações0 comentário
bottom of page