top of page
Buscar
  • Mateus Costa Provinciano

Você conhece a liberação miofascial?


O nome é difícil, mas acredite, os movimentos de liberação miofascial pode te ajudar em muitas coisas, até mesmo na prevenção de lesões.

A liberação miofascial é feita para que ocorra uma maior liberdade entre o músculo e a fáscia, muito utilizada para recuperar a condição muscular de atletas.

Indicada por Fisioterapeutas, a sua principal função é fazer com que os músculos fiquem relaxados durante a liberação, ou pós liberação. Entretanto, existem várias maneiras de se fazer a liberação miofascial, e algumas técnicas ajudam no aquecimento e preparo para uma atividade fisica.

A Fáscia é uma lâmina de tecido fibroso na qual se fixam em todos os músculos do corpo. A função dela é manter a integridade muscular. Mas o que a liberação miofascial tem a ver com a fáscia? Bom, vamos lá! Com os exercícios de liberação, a fáscia ajuda o músculo a exercer de maneira mais fácil a sua contração, e também permite que ocorra um fácil deslizamento dos músculos entre si.

A liberação miofascial pode ser feita de duas maneiras, usando as mãos, ou usando instrumentos específicos.

Liberação miofascial manual: é utilizado técnicas de deslizamento, compressão, alongamento, fricção, percussão e vibração.

Liberação miofascial feita com instrumentos: pode ser feita com um rolo ou bola de tênis. Fisioterapeutas usam também instrumentos que são específicos para fazer a liberação. Esses instrumentos são usados para diminuir a carga nas mãos do fisioterapeuta, e também para alcançar lugares que a mão não alcança.

Veja alguns benefícios da liberação miofascial: 1. Ajuda a diminuir tensões musculares 2. Libera e ativa os músculos 3. Ajuda na liberação do ácido lático 4. Previne lesões 5. Aumenta a mobilidade articular

Portanto, se você estiver com alguns nódulos nos músculos, procure um Fisioterapeuta da Focus, para que com os exercícios de liberação esses nódulos desapareçam.

Lembre-se, prevenção em primeiro lugar.

210 visualizações0 comentário
bottom of page