Buscar
  • Mateus Costa Provinciano

A EQUIPE DA FOCUS FISIOTERAPIA ESPORTIVA GARANTIU PRESENÇA NO CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPI


Nossos fisioterapeutas, Bruna Costa Dissordi e Daniel Lucas Spagnuolo estiveram presentes no IX-VII Congresso Sonafe 2019 que aconteceu em Fortaleza. Além das palestras propostas pelo Congresso, nossos representantes participaram também de cursos na área do Triathlon e das Palmilhas Esportivas.

No curso de Triathlon (corrida, ciclismo e natação) vários temas foram abordados, como por exemplo, a avaliação biomecânica da corrida, os exercícios específicos para prevenção de lesão no atleta e as técnicas fisioterapêuticas que auxiliam na performance do atleta. Na área do ciclismo, Bruna Costa percebeu diversas novidades no tratamento e avaliação destes atletas, sejam eles triatletas ou ciclistas. No geral, um bom ajuste da bike, avaliação de padrões de movimentos e desordens musculares, associados a boas técnicas fisioterapêuticas de prevenção, ajudam o ciclista na melhora do seu desempenho. Já na parte de natação, o que nossa fisioterapeuta esportiva observou, foi que os pequenos ajustes realizados pelo nadador quando ele tem o primeiro contato com as mãos na água, modifica toda a sua performance durante a prova. Já em relação à biomecânica, os ajustes necessários podem ser feito através de vídeos, que trarão as informações essenciais para seu treinador ou fisioterapeuta.

Algo que não podemos deixar de lado foi que, para Bruna Costa, “a equipe Focus Fisioterapia Esportiva & Pilates está no caminho correto e tem todas as técnicas e avaliações necessárias para cuidar de triatletas e dos esportes que permeiam esta modalidade”.

No curso de Tecnologias de Avaliação e Confecção de Palmilhas Esportivas, Daniel Spagnuolo relatou que tivemos muita evolução nas pesquisas sobre o uso de palmilha. Vale ressaltar também que como qualquer outra órtese a palmilha deve ter um "começo, meio e fim" no seu processo de utilização.

Não há estudos que fortaleçam o uso das palmilhas de modo preventivo. Mas é importante deixar claro que elas podem auxiliar no desempenho esportivo, correção de posturas e resolução de dores crônicas.

Atualmente o uso de palmilhas 3D está em crescimento, mas as artesanais estão dando ótimos resultados pele fato de terem uma avaliação criteriosa e também individualização do uso.

O congresso aconteceu entre os dias 23 e 26 de outubro e contou com palestras internacionais além da presença dos melhores profissionais de fisioterapia do Brasil e grandes pesquisadores de diversos lugares do mundo, como dos EUA, Suécia, Chile, Uruguai, Inglaterra, Austrália e muito mais.


6 visualizações