Buscar
  • Mateus Costa Provinciano

CONHEÇA O TOUR DE FRANCE


O Tour de France é a maior corrida de bicicletas do mundo todo. O torneio acontece todos os anos no mês de julho, e os atletas participantes pedalam por todos os cantos da França. O Tour tem mais de 100 anos de existência e mais de 3 mil e 500 quilômetros percorridos. A competição conta com 22 equipes de cada 8 esportistas cada, com um total de 176 atletas. Além disso, o Tour tem 23 dias de duração e 21 etapas. O Hexágono que é formado pelo território da França é percorrido quase que por inteiro. Mais de um terço dos estados são percorridos pelos atletas. A cada ano uma nova rota de prova é traçada. As 21 etapas do Tour de France são divididas em provas disputadas em "média montanha", "alta montanha", "etapa plana", "contra-relógio por equipe" e "contra-relógio individual". Nas primeiras etapas do Tour de France, que foi em 1903, os ciclistas mais ousados chegavam a pedalar por mais de 18 horas seguidas, e isso tem grandes efeitos no corpo do atleta, pós fim de prova. Atletas que disputam provas de grande intensidade como o Tour de France, tem de dar uma atenção especial para o Recovery. É essencial que ele seja feito da maneira correta, para que o atleta possa ter o mesmo rendimento em todas as etapas que ele disputar. Se o Recovery for feito da maneira correta, o atleta vai prevenir uma série de lesões que podem surgir durante o campeonato. Imersão no gelo, bota de compressão pneumática e liberação miofascial, são os mais indicados para uma boa recuperação. Após pedalar por horas e horas, é normal que os atletas fiquem com tensões musculares e com mobilidade articular reduzida, e para que isso seja resolvido é indicado que o atleta seja submetido a uma sessão de liberação miofascial. A liberação miofascial nada mais é que a exclusão de nódulos que surgem nos músculos dos atletas. Se a liberação for feita da maneira correta, ela pode até previnir novas lesões.

Vale lembrar também que o treinamento feito da maneira correta pelo atleta também é essencial. Além de prevenir lesões e tirar sobrecargas posturais, o treinamento ajuda a diminuir dores que podem surgir na lombar dos ciclistas durante a prova.

Ficou curioso para acompanhar as etapas do Tour de France? Fique tranquilo, pois você pode acompanhar tudo até dia 28 de Julho nos canais ESPN.


21 visualizações