Buscar
  • Mateus Costa Provinciano

Você sabia que a recuperação pós treino é mais importante do que você imagina?


Atletas de alto rendimento fazem provas esportivas uma atrás da outra, e para que sua performance seja boa em todas as provas, é necessário que o seu Recovery (recuperação) tenha sido feito da maneira correta.

O Recovery nada mais é que a recuperação que um atleta faz após um treino ou após uma prova, ele deve ser feito da maneira correta e regular para evitar queda de desempenho e futuras lesões. Afinal, treinos e provas causam fadiga muscular que se não for tratada da maneira correta pode ocasionar uma lesão.

Uma boa recuperação ajuda o atleta a manter um bom desempenho, restaurar a função do músculo, diminuir a chance de dor, recuperar o desgaste psicológico do atleta e restaurar os danos teciduais, os famosos microtraumas.

Você que está lendo esse texto, certamente deve saber quem é Tom Brady, se você não sabe, vou facilitar as coisas para você. Tom Brady é um jogador de futebol americano, atualmente joga pelo New England Patriots, ele está na lista dos atletas mais bem sucedidos do mundo.

Mas afinal, o que o Tom Brady tem a ver com Recovery? Vamos lá, o astro da NFL desenvolveu o método TB12, que nada mais é que um programa de treino ou até mesmo um estilo de vida. O TB12 é focado em ajudar atletas a permanecer no auge de sua carreira por longos anos.

No seu método está incluso regras de hidratação, nutrição, exercícios de maleabilidade muscular e orientações para repouso pleno do corpo. Tudo isso focado na recuperação do atleta.

Além disso, Tom Brady usa produtos que fazem compressão muscular e que são projetados para ajudar a recuperação dos músculos, aumentando o retorno do fluxo sanguíneo do atleta.

Existem várias maneira de se acelerar o Recovery, tudo de acordo com o seu treino, sua modalidade e o mais importante, seu condicionamento físico.

Vamos a algumas dicas de exercícios de Recovery:

• Imersão em água gelada e com gelo: Imersão do corpo abaixo da cintura, água em torno de 7 a 12 ºC auxilia na redução do metabolismo muscular e na recuperação das microlesões. Duração de 10 a 15 minutos.

• Roupas especiais: O uso da bota de compressão pneumática é indicado para a recuperação pós treino. Roupas que fazem compressa como, por exemplo, meias, também podem ser usadas 24 horas após o treino.

Por fim, vale ressaltar que a liberação miofascial também é de fundamental importância para exercícios de Recovery, afinal os exercícios de recuperação só tem efetividade quando somado a algum tipo de massagem.

Portanto, procure sempre se preocupar com o pós, não fique restrito em dar atenção apenas para o momento do treino ou o momento da prova, tudo é muito importante para que você tenha um bom desenvolvimento no esporte que você pratica.

Prevenção é o foco da jogada!

Recovery: mais importante do que você imagina!

#recovery #prevenção #corrida #Futebolamericano #esporte

38 visualizações