Nós da Focus Fisioterapia separamos algumas dicas para que vocês possam jogar seu futebol com os amigos sem se preocupar em sofrer uma lesão.
Cada vez mais as famosas peladas (futebol com os amigos) vêm crescendo no Brasil, praticamente todas as cidades do país tem campos de futebol em que os amigos se reúnem para bater uma bolinha.
No Brasil, o esporte mais praticado é o futebol, afinal somos o país do futebol, e por conta desse grande número de praticantes, cada vez mais as lesões estão crescendo, ou você ai achava que só o Neymar e cia que se lesionam jogando futebol?
A maioria dessas lesões ocorrem por dois motivos: primeiro por falta de preparo dos atletas,
que muitas vezes não se alongam antes de praticar o esporte, e segundo, por movimentos repetitivos que são feitos de maneira errada.
Você sabia que é possível se lesionar em uma simples corrida no fim da tarde?
As principais lesões que afetam os jogadores da várzea são classificas em dois grupos: as traumáticas e as não traumáticas.
Traumáticas: Traumas na coluna, luxações nos membros superiores nos goleiros, torções de joelho, a famosa paulistinha e chutes nas pernas podem causar contusões ou até fraturas.
Não Traumáticas: Tendinites, bursites, lombalgia, contratura e estiramento nas coxas.
Nas pernas, as canelites são bem frequentes e nos pés surgem às dores por conta do movimento repetitivo.
Nossas dicas para que essas lesões sejam evitadas são:
Aquecimento antes de praticar o esporte.
Fortalecimento muscular para evitar esses problemas.
Correr de maneira correta, realizando os educativos de corrida.
Exercícios específicos para o glúteo médio e CORE.
Portanto, antes de se exercitar, procure seguir alguns desses passos para que você não tenha problemas posteriores, afinal o esporte foi feito para você se divertir e não para te causar transtornos.
Prevenção é o foco da jogada!